Projetos

Os projetos a serem colocados em prática em 2018 envolvem pedagógico, emocional, cívico, social, lazer, cuidado com o meio ambiente e educação cristã, no intuito de fortalecer os laços de aproximação entre escola e família e criar uma atmosfera para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças nesses dois ambientes socializadores e educacionais, pois como diz PIAGET:

Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva pois muita coisa mais que a uma informação mútua :este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se a uma divisão de responsabilidades […] (PIAGET,2007,p.50)

 

Sabendo que as atividades físicas e culturais desempenham um papel importante na saúde e no desenvolvimento das crianças na primeira infância, para 2018 a Escola oferecerá:

  1. Aulas de Balé: Estimulam a confiança, a concentração, a saúde, habilidades sociais e aproximação das culturas.
  • Aulas a serem ministradas 1x por semana durante 1 hora;

 

  1. Aulas de Futebol: Possibilitam a interação e a sociabilidade, além do conhecimento do próprio corpo em movimento e a troca de experiências junto aos outros.
  • Aulas a serem ministradas 1x por semana durante 1 hora;

 

  1. Projeto Turminha que Frutifica: O contato com a natureza é fundamental para a Educação Infantil, pois proporciona ao aluno o entendimento do cuidado com o meio ambiente, responsabilidade e alimentação saudável. Após o cultivo da horta pelas crianças, haverão visitas programadas por turma, sendo 1 turma por dia responsável pelo manejo e cuidado com as plantas. As hortaliças e verduras serão consumidas pelos próprios alunos;

 

  1. Projeto Turminha na Medida: Seguindo a orientação do Sinepe com o Projeto Escola na Medida Certa – Contra a Obesidade, a Escola Ágape proporcionará visitas semestrais de agente de saúde que estará registrando o peso e a altura de cada criança, determinando assim o estado nutricional de cada uma delas; também fará o levantamento das vacinas infantis obrigatórias, através da análise da cópia da caderneta de vacinação de cada aluno, solicitada pela escola. As informações obtidas serão registradas e entregues para o responsável de cada criança e orientações para busca de ajuda médica serão transmitidas, caso necessário;

 

  1. Projeto Turminha do Sorriso: Visita do profissional de saúde bucal, onde será realizada uma avaliação da saúde bucal de cada criança, desde uso da chupeta e troca de dentes, até o manejo para escovação e o uso do fio dental. Caso necessário, os pais serão orientados a procurarem um dentista.

 

  1. Projeto Turminha que Louva: A cada 15 dias, as crianças serão reunidas para um momento de Louvor a Jesus, com canções que ministrem o amor, a amizade e a fé. O momento terá duração de 15 minutos e será realizado às sextas-feiras, próximo ao horário da saída;

 

  1. Projeto Turminha do Brasil: Projeto a ser realizado às segundas-feiras, as crianças participarão de um momento cívico, cantando o hino nacional do Brasil e aprendendo em poucas palavras a importância de amarem a sua nação;

 

  1. Projeto Turminha da História: Momento a ser realizado em dias eventuais onde receberemos voluntários que através de histórias, encenações, teatros, fantoches e música, agreguem valores e princípios importantes para a vida e o crescimento saudável de cada criança em todos os níveis. Esse projeto será desenvolvido em reuniões com pais e crianças e datas comemorativas.

 

Feira do Livro: Atividade a ser desenvolvida trimestralmente, onde apresenta-se aos alunos livros e histórias as mais diversas, concedendo-lhes a oportunidade de após conhecerem a obra, produzirem desenhos e encenações do que aprenderam.